Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

“O rei está nú”

28 de junho de 2011
“O Imperador era vaidoso e gostava de roupas novas e luxuosas, passando grande parte do tempo experimentando-as, deixando de lado as coisas do seu reino.
Conhecendo a vaidade real, surgiram dois tecelões espertos afirmando que possuíam uma roupa que tinha uma cor deslumbrante, e também era dotada de uma qualidade única, somente as pessoas especiais e muito inteligentes poderiam vê-la” Seus ministros, soldados e súditos com medo de serem apontados com “burros” afirmavam que as vestes eram fantásticas. O final da estória do escritor Dinamarquês, Christian Andersen todos nós sabemos, apenas um menino em sua pureza e inocência teve coragem de gritar para que todos ouvissem que o Rei estava Nu, foi preso amarrado e internado.

A analogia é simples, vaidosos e extremamente preocupados com as questões políticas partidárias e a acomodação dos amigos nos cargos das secretarias, autarquias e Sdrs, o governo Colombo/Pinho Moreira (governo com nome e sobrenome) vestiu as roupas que somente os “muitos inteligentes” podem ver.
Nesses seis primeiros meses de governo foram viagens, fundação de um novo partido, cargos, acomodações de afilhados e companheiros, esquecendo das lições de casa, qual seja Governar para todos os catarinenses.
Nosso rei sabe que está nú, porém na visão e no convencimento dos muito inteligentes o Imperador está indo muito bem, que por sua vez para mostrar altivez e inteligência e não demonstrar sua incompetência acredita estar realizando um governo maravilhoso, colocando as pessoas em primeiro lugar.
A miopia e a nudez são visíveis quando o Governo acredita que a saúde vai bem, tão bem que pretendia construir mais um grande complexo hospitalar em Florianópolis.
A miopia e nudez se materializam quando uma lei federal é descumprida pelo próprio governo. Quando tentando neutralizar um movimento reivindicatório legitimo e ordeiro, o governo apresenta projeto, tira projeto, edita medida provisória, anula medida provisória, intimida, ameaça, pune, pede a ilegalidade, desconta dias parando, impõe mais sacrifícios a uma categoria fundamental na formação dos novos cidadãos.
A nudez governamental choca quando, entre idas e vindas, acreditando que tudo esta em ordem, o sistema carcerário fragilizado, sucatado, precarizado mostra suas entranhas, impondo toque de recolher para os homens de bem de um Estado pujante.
O rei está nu. Mas será que entre as fileiras de súditos e vassalos não há nenhum com coragem de gritar, de dar um basta, e dizer que o traje do imperador “das pessoas em primeiro lugar” corroeu-se cedo, sim por que a população do reinado grita todos os dias, porém o imperador não ouve, sera que somos todos “burros” ou somente os muitos inteligentes é que percebem que o rei esta realmente nu e surdo. Incapaz de ouvir o clamor da sociedade que exige saúde, segurança e educação, tripé básico de uma sociedade justa e igualitária.
A fuga dos 78 presos servirá de cortina de fumaça para aliviar por alguns dias a incompetência do governo em resolver a questão da greve dos professores, cuja resolução é simples e indolor, basta cumprir a Lei. Professores em Greve, eu apoio a luta.
Duda Vieira – Florianópolis

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?topo=67,2,18,,,67





Nenhum comentário:

Postar um comentário