Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

Educação: transparência e controle nos gastos

27 de junho de 2011
“Moacir,
Boa noite e parabéns pela sua coragem!
Segundo o site do Tesouro Nacional, cujo endereço já foi oportunamente publicado em seu blog, o Estado de Santa Catarina recebe mensalmente algo em torno de 130 milhões de reais via FUNDEB. Destes recursos, 40% devem ser aplicados na manutenção das escolas. Isto corresponde a aproximadamente 52 milhões de reais. Temos, no Estado, aproximadamente 1300 escolas, umas maiores, outras menores. Dividindo 52 milhões de reais por 1300 escolas, chegamos a consideráveis 40.000 reais por escola/mês em média para a conservação e até construção de novas escolas. Por quê, então, em todas as escolas os professores têm que fazer festas juninas e ajudar com vendas de rifas e os alunos e pais precisam passar por constrangimentos de comprar essas rifas, que, segundo as direções das escolas são para a manutenção de suas estruturas físicas e compra de materiais de uso dos alunos? Será que com essa média de 40.000 reais isso não seria possível? Não seria oportuno que se fizesse uma análise dos gastos desses 40% de recursos do FUNDEB?
Obrigado.Gilson Giacomelli”
Moacir Pereira responde:
Caro Gilson
Como todos os governos costumam manipular os recursos da educação nada mais justo e urgente que haja controle e transparência total da dotação orçamentária da educação. Quem sabe uma comissão permanente, com representantes da Secretaria, do Sinte, dos pais, da sociedade civil, para acompanhar todos os meses a aplicação dos recursos?
A verba teria destinação muito mais racional, finalidade realmente educativa e evitaria os escândalos que se repetem em todas as gestões.Abraços, Moacir.
http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?topo=67,2,18,,,67

Nenhum comentário:

Postar um comentário