Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Uma visão além da greve!
Muito tenho percebido que o governo e a população tem falado apenas do presente, as aulas perdidas, usando esse momento presente já com indignação.
Porém muitos desses da população fazem planos para o futuro, tanto para eles como para seus filhos, querem que se formem futuros médicos, engenheiros, advogados etc…
Mas no momento presente não estão pensando a longo prazo, tendem a dizer que nós professores estamos visando apenas nossos intereses, e que os alunos  são prejudicados.
Raciocine comigo. Não estamos lutando apenas pelo um plano de carreira mais sim para que a educação catarinense não beire ao caos futuramente. Porque é o que irá acontecer se abrirmos mão da nossa luta agora.
Já hoje em dia falta alunos para curso de licenciatura como matemática, história, geografia etc… E quando fazem muitos desistem depois que passam a ver o tremendo esforço que é preciso para conseguir chegar ao fim, muitas turmas tem formaturas mescladas 2 formandos de uma matéria 4 de outra e por ai vai, licenciatura é obrigatória para dar aula da quinta a oitava série e ensino médio. Se continuar dessa forma com o salário inicial de 1.200 chegando no máximo a 1.700 esses poucos que fazem licenciatura serão os últimos, e não estou  exagerando  porque já há cursos que não são abertos a mais de dois anos por falta de alunos.
Quero que o meu trabalho seja valorizado sim, mais também tenho filhos pequenos os três estudam em uma escola do estado, posso mudá-los para o município até a oitava série e depois o que farei? Terei eu que pagar colégio particular? Sim porque os únicos professores que estarão no estado são os que não tem qualificação, em que dar aula será o último recurso para não passar fome, já que o máximo que poderam chegar de salário será 1.700 reais por mais estudo que tenha. Agora pergunto quem será prejudicado com isso ‘eu professora?’ –ou a população juntamente com meus filhos? Eu garanto que posso trabalhar no município ou em escola particular já que a demanda de professores será cada vez menor, mais e meus filhos? E seus filhos? Estão preparado pra receber uma educação estadual de baixo nível de professores sem qualificação algumas que nada farão a mais a não ser cumprir horário, pois não terão mais a oferecer por conta de sua própria falta de estudo!
É algo para se pensar...
Obrigada pelo espaço!
Agradeço.
Patrícia Baehr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário