Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A greve e a viagem

30 de maio de 2011

Para parlamentares aliados ficou a impressão de dissintonia entre o governo e a realidade. Muitas são as dúvidas nestes segmentos políticos. Indaga-se o que era mais importante: ficar em Santa Catarina e agilizar medidas, abrir negociação real com o Sinte e encontrar uma solução emergencial para a greve, evitando prejuízos incalculáveis para a educação e centenas de milhares de estudantes que estão sem aula há doze dias, ou viajar à Europa para cumprir uma agenda flexível de contatos empresariais que poderiam acontecer mais tarde? Prospecções internacionais são importantes para o Estado. Visitas a empresas aqui instaladas ou que aqui queiram montar fábricas constituem investidas elogiáveis dos governantes. Mas tudo com uma agenda robusta, a presença de líderes empresariais, e em período de harmonia, sem greve num setor público tão vital. Faltou “timing” na assinatura da medida provisória e também na realização da viagem. Uma constatação que eleva o nível de desgaste político do governo por ocorrer no quinto mês de uma gestão que paralisou tudo para economizar recursos destinados a investimentos.
O governador concederá entrevista coletiva hoje as 15 horas. Para falar sobre a greve dos professores – é o que se imagina. A viagem e seus resultados acabaram sufocados pela paralisação do magistério e pelo impasse que se criou neste final de maio.
Raimundo Colombo tem demonstrado desde que chegou uma estranha tranquilidade em relação à greve. Pode ter cartas na manga para futuras negociações para o fim da greve, especialmente depois dos contatos feitos com o Ministério da Educação em Brasilia e esperanças de arrancar verbas do ministro Fernando Haddad. Ou pode ser desinformação sobre a dimensão real da greve dos professores. Santa Catarina inteira torce pela primeira alternativa e que negociações cheguem a um final feliz.
Fonte: Blog Moacir Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário