Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

Frases célebres, ditos populares, pérolas do imaginário coletivo que podem nos ajudar a refletir sobre o momento em que vivemos.
01- "De onde menos se espera, dali mesmo é que não sai nada."
Esta frase, do Barão de Itararé (1895-1971) tem um sentido atual tão óbvio, que dispensa qualquer comentário.
02- "Que bicho foi que te mordeu?"
Que bicho picou esta categoria levando-a ao enfrentamento? A indignação. A falta de sensibilidade política do governo. A falta de diálogo. A falta de respeito. O bicho sanguessuga que pretende engessar a educação na cidade.
03- "A política não é uma ciência, mas uma arte."
No caso de SC, é a arte da mentira e da enrolação. A arte de enganar a maioria absoluta da população com propagandas caras e falaciosas.
04- "Abre-te Sésamo"
As palavras mágicas proferidas pelo herói de 'Ali Babá e os quarenta ladrões' para abrir a misteriosa porta da caverna, onde eram guardados os tesouros, podem muito bem ser utilizadas em nossas próximas manifestações. Quem sabe assim, o pomposo governador abra as portas de seu Real Palácio e mostre que o cofre  não é só dos 'chegados'? Quem sabe o suntuoso castelo se abra e a governo atenda algumas das nossas reivindicações?
05- "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."
Este pode ser um bom lema e uma boa meta para a nossa categoria. Esmorecimento não resolve. Como educadores, temos o compromisso histórico de desmascarar as mentiras veiculadas na grande imprensa pelo poder de plantão. Temos que fazer frente à campanha de desvalorização e desmoralização do profissional em educação levada a cabo pelo governo do Estado de SC. É necessário resistir, sempre.
06- "Ser surdo como um porta."
Característica do político que finge não ouvir o clamor popular. Será inesquecível a “Marcha em defesa da educação contra a violência e por negociação já"! Foi bonito, valeu. Parece que até as portas ouviram.
07- "Até tu, Brutus?"
O que fazem em nossas Assembléias, assessores de parlamentares da bancada do governo que são declaradamente contrários ao nosso movimento e à nossa organização?
08- "Mateus, primeiro aos teus."
Aqui, no Reino do Raimundo Colombo, a versão mais apropriada seria: "Mateus, somente aos teus". Afinal de contas, "ninguém é bom de serviço sozinho", não é mesmo?
Colaboração: professora Carmem

Nenhum comentário:

Postar um comentário