Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

“A luta de cada um”
...
Sou professora dos anos iniciais, e como todos que ainda se encontram em cena, tenho saudades de meus alunos, dos meus compromissos. Remexendo em meu arsenal de guerra, encontrei um livro enviado pela secretaria de educação às escolas: O  HOMEM QUE ESPALHOU O DESERTO – Ignácio de Layola Brandão, e desfolhando como se fosse para preparar uma aula fiz o diagnostico de nossa luta:
Que mal pode fazer um menino (Raimundo Colombo) que gosta de recortar folhas(sociedade) no quintal de sua casa(governo)?
Mas se esse menino, apoiado pelo pai e pela mãe (grupo gestor, mídia, parte da sociedade) continua a cortar mais e mais (tira da educação: dos professores e alunos)?
E elimina folhinhas(educação), folhas(segurança), folhonas(saúde), arranca galhos (mente), troncos(faz jogo) e descobre o machado(propagandas enganosas),  a serra( se faz de bonzinho), a motoserra (castiga não pagando), os tratores(tira de um lado e diz que já deu tudo)?
Esse menino se torna jovem (sente o gosto da fúria e faz ameaças e não cumpre leis), adulto(pensa q tem o controle de tudo) e vê que pode ganhar dinheiro(maltratar e radicalizar nosso movimento) espalhando o deserto, tornando a terra triste e sem vida(acabando com nossos sonhos, nossas escolas e carreiras).
Esta é uma pequena grande história daquilo que pode vir a acontecer no “magistério catarinense”.
Estou falando deste menino(Colombo) que apanha uma tesoura(governo) e corta todo o jardim de sua casa(destrói coma educação e os nossos sonhos). Gosta.  Continua(segurança, saúde). Vai pelo quintal (é mais fácil construir presídios do que melhorar a educação), podando, podando, cortando(sendo radical ao extremo). Sua vontade  de cortar cresce, já adulto devasta tudo ao redor. Até que, quando se percebe, ele espalhou o deserto pelo Brasil inteiro(pelo menos em Sta Catarina). E que fim será esse??
Já não tenho mais minha armadura, meu escudo, mais tenho minha dignidade, meus amigos, meus filhos, minha família, meus alunos… Acredito e penso  que a hora, ainda, é agora!!!   Iara Regina.”
http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2011/07/10/a-luta-de-cada-um/?topo=67,2,18,,,67

Nenhum comentário:

Postar um comentário